JOVENS
SANTOS! MISSÃO POSSÍVEL!
Amados jovens, o Senhor quer
nos ensinar a ter uma vida em abundância. A viver a vida que o Senhor deseja
para cada um de nós, conforme está escrito no Evangelho segundo São João,
capítulo 10, versículo 9.
Ser jovem cristão neste mundo
paganizado é uma tarefa árdua. São muitas barreiras a serem transpostas. Mas há
uma certeza! Somos filhos e filhas do céu. É lá a nossa pátria.
O jovem é cheio de sonhos,
planos, desejos, dúvidas, interrogações, etc. Também é própria do jovem a falta
de paciência, a inquietação, a pressa em resolver os problemas. Tudo isso vem
nos trazer desafios a essa missão: Ser imagem e semelhança de Deus, tendo
Cristo como exemplo.
O mundo nos impõe uma
competição constante: ser o melhor na escola, o mais bonito, o mais
inteligente, o mais magro. Imposição estética, imposição de valores. É um
verdadeiro bombardeio na mente e no coração do cristão, principalmente do
jovem. E tudo isso vai tirando a nossa paz, a nossa harmonia.
No entanto, somos reflexo do
amor de Jesus. Devemos ser reflexo do amor de Jesus. Quando nascemos, somos a
imagem e semelhança de Deus, verdadeiramente puros. Mas durante o nosso
desenvolvimento as circunstâncias nos moldam, às vezes, para longe do Pai. Como
a parábola do filho pródigo...
Todo cristão deve ter como
foco o Céu. Somos filhos do Céu, como a canção. Queremos a salvação. Para isso
somos Igreja. Para buscar a nossa salvação e a de toda humanidade, através das
ações missionárias. Como está na Palavra, somos chamados a sermos sal na terra
e luz no mundo! Assim, jovens, na nossa lista de “desejos”, encabeçando o nossa
lista de metas deve estar assim: 1º - buscar a santidade para alcançar a
salvação. O restante, amados, virá como acréscimo.
E Como viver nesse mundo
sendo filho do Céu. Como ser jovem nesse mundo dizendo não aos “modismos”
contrários à lei de Deus? Como buscar a santidade se o mundo ensina que devemos
“deixar a vida nos levar”?
E já vou adiantando:
precisamos de disciplina! Não se conquista objetivos sem esforço. Se quero passar
de ano na escola, tenho que estudar; se quero emagrecer, tenho que fazer dieta;
se quero manter a forma, tenho que fazer exercício; se sou esportista e quero
ganhar uma medalha, tenho que treinar forte para vencer. Assim, temos que lutar
para sermos santos. Isso não cai no nosso colo não! É batalhar para conseguir a
vitória!
Não há outra resposta a não
ser: deixar Jesus nos transformar, pela força do Espírito Santo e pela mesa da
palavra de Deus. Temos um manual de sobrevivência aqui na terra. A Bíblia contém
resposta para qualquer indagação, seja na área financeira, afetiva, etc. Quando
rezamos falamos com Deus, quando lemos a Bíblia é Deus que fala conosco! Muitos
de nós cristãos, infelizmente, não temos o hábito do estudo regular da Bíblia.
Devemos nos policiar, pois a vigilância é uma postura de quem quer perseverar,
não dando brechas para o mal. Se estamos em vigilância, estamos também atentos
para discernir o que é mal e, assim, repudiá-lo de nossas vidas. Os livros
católicos também ajudam a entendermos a palavra, as mensagens nela contidas e
através dos testemunhos nos animarmos a continuar essa missão.
E a palavra nos ensina que o
Senhor Jesus veio à terra para que tenhamos vida em abundância. É preciso compreender aqui o sentido
bíblico dessa mensagem. Não se trata de abundância de riquezas, mas abundância
de dons espirituais. Não se trata de esbaldar-se no pecado, mas de estar
repleto do amor de Deus, da verdadeira paz que só quem é íntimo de Jesus tem.
Até porque, Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
Não se trata de perder a
liberdade. Para muitos, a conversão é uma prisão, uma escravidão. Não! Deus te
ama e te dá o livre arbítrio. Mas quando decidimos por Jesus, por ser seu
discípulo, o que é fora deste contexto perde o sabor! Acredite!
E isso é possível porque
Jesus disse assim: Está chegando a minha hora, eu vou para o Céu, mas deixarei
convosco o Espírito Santo, para que seja seu auxílio!
E aí está o instrumento para
que toda a transformação seja possível: Nascer de novo, ser renovado pelo
Espírito Santo de Deus. Ele tudo renova, tudo transforma porque traz a luz, nos
preenche com os dons que necessitamos para a caminhada.
Através do Espírito Santo
somos fortalecidos para vencermos as tentações que diariamente nos provocam.
Não é fácil, mas com, a força do Espírito Santo somos mais. Conseguimos vencer
o pecado e termos a coragem necessária para as mudanças. E os frutos do
Espírito nos são concedidos.
Ter Jesus como amigo é um
presente. Lutar para sermos como Ele é uma missão. Tudo isso se faz possível
porque Deus nos ama e nós também o amamos.
A paz de Jesus!
Elisabete.

Nenhum comentário:
Postar um comentário