terça-feira, 16 de outubro de 2012


JOVENS SANTOS! MISSÃO POSSÍVEL!

                   Amados jovens, o Senhor quer nos ensinar a ter uma vida em abundância. A viver a vida que o Senhor deseja para cada um de nós, conforme está escrito no Evangelho segundo São João, capítulo 10, versículo 9.
                   Ser jovem cristão neste mundo paganizado é uma tarefa árdua. São muitas barreiras a serem transpostas. Mas há uma certeza! Somos filhos e filhas do céu. É lá a nossa pátria.
                   O jovem é cheio de sonhos, planos, desejos, dúvidas, interrogações, etc. Também é própria do jovem a falta de paciência, a inquietação, a pressa em resolver os problemas. Tudo isso vem nos trazer desafios a essa missão: Ser imagem e semelhança de Deus, tendo Cristo como exemplo.
                   O mundo nos impõe uma competição constante: ser o melhor na escola, o mais bonito, o mais inteligente, o mais magro. Imposição estética, imposição de valores. É um verdadeiro bombardeio na mente e no coração do cristão, principalmente do jovem. E tudo isso vai tirando a nossa paz, a nossa harmonia.
                   No entanto, somos reflexo do amor de Jesus. Devemos ser reflexo do amor de Jesus. Quando nascemos, somos a imagem e semelhança de Deus, verdadeiramente puros. Mas durante o nosso desenvolvimento as circunstâncias nos moldam, às vezes, para longe do Pai. Como a parábola do filho pródigo...
                   Todo cristão deve ter como foco o Céu. Somos filhos do Céu, como a canção. Queremos a salvação. Para isso somos Igreja. Para buscar a nossa salvação e a de toda humanidade, através das ações missionárias. Como está na Palavra, somos chamados a sermos sal na terra e luz no mundo! Assim, jovens, na nossa lista de “desejos”, encabeçando o nossa lista de metas deve estar assim: 1º - buscar a santidade para alcançar a salvação. O restante,  amados, virá como acréscimo.
                   E Como viver nesse mundo sendo filho do Céu. Como ser jovem nesse mundo dizendo não aos “modismos” contrários à lei de Deus? Como buscar a santidade se o mundo ensina que devemos “deixar a vida nos levar”?
                   E já vou adiantando: precisamos de disciplina! Não se conquista objetivos sem esforço. Se quero passar de ano na escola, tenho que estudar; se quero emagrecer, tenho que fazer dieta; se quero manter a forma, tenho que fazer exercício; se sou esportista e quero ganhar uma medalha, tenho que treinar forte para vencer. Assim, temos que lutar para sermos santos. Isso não cai no nosso colo não! É batalhar para conseguir a vitória!
                   Não há outra resposta a não ser: deixar Jesus nos transformar, pela força do Espírito Santo e pela mesa da palavra de Deus. Temos um manual de sobrevivência aqui na terra. A Bíblia contém resposta para qualquer indagação, seja na área financeira, afetiva, etc. Quando rezamos falamos com Deus, quando lemos a Bíblia é Deus que fala conosco! Muitos de nós cristãos, infelizmente, não temos o hábito do estudo regular da Bíblia. Devemos nos policiar, pois a vigilância é uma postura de quem quer perseverar, não dando brechas para o mal. Se estamos em vigilância, estamos também atentos para discernir o que é mal e, assim, repudiá-lo de nossas vidas. Os livros católicos também ajudam a entendermos a palavra, as mensagens nela contidas e através dos testemunhos nos animarmos a continuar essa missão.
                   E a palavra nos ensina que o Senhor Jesus veio à terra para que tenhamos vida em abundância. É preciso compreender aqui o sentido bíblico dessa mensagem. Não se trata de abundância de riquezas, mas abundância de dons espirituais. Não se trata de esbaldar-se no pecado, mas de estar repleto do amor de Deus, da verdadeira paz que só quem é íntimo de Jesus tem. Até porque, Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
                   Não se trata de perder a liberdade. Para muitos, a conversão é uma prisão, uma escravidão. Não! Deus te ama e te dá o livre arbítrio. Mas quando decidimos por Jesus, por ser seu discípulo, o que é fora deste contexto perde o sabor! Acredite!
                   E isso é possível porque Jesus disse assim: Está chegando a minha hora, eu vou para o Céu, mas deixarei convosco o Espírito Santo, para que seja seu auxílio!
                   E aí está o instrumento para que toda a transformação seja possível: Nascer de novo, ser renovado pelo Espírito Santo de Deus. Ele tudo renova, tudo transforma porque traz a luz, nos preenche com os dons que necessitamos para a caminhada.
                   Através do Espírito Santo somos fortalecidos para vencermos as tentações que diariamente nos provocam. Não é fácil, mas com, a força do Espírito Santo somos mais. Conseguimos vencer o pecado e termos a coragem necessária para as mudanças. E os frutos do Espírito nos são concedidos.
                   Ter Jesus como amigo é um presente. Lutar para sermos como Ele é uma missão. Tudo isso se faz possível porque Deus nos ama e nós também o amamos.
A paz de Jesus!
Elisabete.
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário