quinta-feira, 4 de agosto de 2011

São João Maria Vianney, rogai pelos padres do mundo inteiro!

Olá queridos irmãos! A paz de Jesus!
Você já rezou pelo seu Padre hoje? Isso mesmo. Hoje é dia de São João Maria Vianney, padroeiro dos sacerdotes. Lendo sobre a vida deste santo, podemos constatar como Deus inspira a vocação e a introduz no coração daquele que ouve a voz do Mestre! São Vianney era pobre e de pouca instrução o que tornava quase impossível a realização de seu sonho de se tornar sacerdote. Mas ele não desistiu. Lutou, e após muito se esforçar, conseguiu tornar-se um padre e deu testemunho de fé e vida sacerdotal, o que levou a Igreja a canonizá-lo. Não bastasse, a Igreja o reconhece como padroeiro dos sacerdotes!
Assim, hoje é dia de rezarmos por todos os sacerdotes da Igreja e, em especial, pelo da nossa paróquia. O exercício da vocação sacerdotal é lindo, mas exige muito de quem o realiza. Entrega total de vida, abandono, renúncia, fidelidade, e, sobretudo, paciência para lidar com os fiéis. Mas, como afirma São Paulo na Carta aos Coríntios, tudo é vencido através do amor! Que o Espírito Santo de Deus nos auxilie a amar, cada vez mais, os nossos sacerdotes, pois suas mãos são como o ventre de Maria, já que por meio do mistério da transubstanciação, o corpo e o sangue de cristo são oferecidos em sacrifício de amor. E oremos para que o mesmo Espírito possa promover uma verdadeira efusão na vida de todos os padres da nossa Igreja, avivando suas vocações. Peçamos ainda que cada vez mais os nossos jovens se abram à vocação sacerdotal. Amém!
Elisabete.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Jesus se compadece dos humildes!

A paz de Jesus, queridos irmãos!
Já estava com saudades de postar no blog...
Hoje, mais uma vez, a liturgia da nossa Igreja, no Evangelho de São Matheus, 15, 21-28, nos contempla com uma mensagem de perseverança, humildade e fé. Ao depararmos com a história da mulher cananéia podemos observar a importância de buscarmos a Jesus e de nos rendermos, com humildade, ao seu poder maravilhoso. Nos ensina a palavra de Deus que a mulher da cananéia buscou Jesus para que ocorresse um milagre na vida de sua filha, que estava possuída por um demônio. E assim, a mulher se humilhou a Jesus, CERTA DE QUE SOMENTE ELE PODERIA LIBERTAR SUA FILHA! Demonstrou a Jesus uma fé extraordinária, que, inclusive, foi reconhecida pelo próprio Cristo, tocando-lhe o coração. Esta passagem pode nos deixar impactados, primeiramente pela postura dos Apóstolos, que queriam impedir que a mulher chegasse até Jesus, e depois pela resposta inicial do Mestre. De fato, ao ouvir o clamor daquela mulher Jesus respondeu-lhe o seguinte: "não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos". Contudo, devemos entender que o povo ao qual tal mulher pertencia rejeitava Jesus e a fé daquela mulher era uma exceção, se olhássemos para o lugar de sua origem, já que os cananeus haviam quebrado a aliança com Deus. Por saber das práticas daquele povo e também da falta de fé, Jesus respondeu à mulher daquele modo para que ela tivesse oportunidade de demonstrar sua humildade e fé grandiosa. E ela teve a coragem, apesar de sua origem e da resposta que lhe foi dirigida, de se humilhar e dizer que até mesmo os cachorrinhos necessitam de migalhas de pão caídas debaixo da mesa...
Temos dificuldade de nos humilharmos, ou até mesmo de reconhecer nossos erros. Quem de nós gosta de ser criticado? Claro, é muito melhor receber elogios. Mas somos falhos, somos pecadores e a humildade significa, antes de mais nada, compreendermos que somos limitados, mas que podemos estar sempre em processo de santificação. Se entendermos, erradamente, é claro, que somos perfeitos, como Deus poderá nos moldar? Devemos ser humildes de coração, reconhecendo que nada somos e também a grandiosidade do Senhor. Sermos humildes, corajosos e cheios de fé, como esta mulher cananéia, QUE NÃO FICOU INERTE, MAS BUSCOU A JESUS E IMPLOROU POR SOCORRO! Por isso, irmãos, devemos nos encorajar, independentemente de nossa raça, nossa origem, nossos pecados. Como pregou nosso Mestre, no sermão da montanha, BEM-AVENTURADOS SERÃO OS HUMILDES DE CORAÇÃO, POIS TERÃO COMO HERANÇA O REINO DOS CÉUS! (Matheus, 5)Que o Espírito Santo de Deus possa nos tocar, para que, passo a passo, alcancemos a humildade que agrada a Jesus e possibilita a realização de milagres, e que também nos levará ao Céu!
Um forte abraço!
Elisabete.